Estética

Argila: descubra seus benefícios para a pele e cabelos

| em: 24/09/2019

Argila: descubra seus benefícios para a pele e cabelos

“É importante a profissional conhecer as propriedades e benefícios de cada uma delas, para direcionar o melhor tratamento para a sua cliente", Luciane Bittencourt


As argilas são tendência em matéria de cuidados com a pele. Os egípcios já empregavam preparações com argilas para embelezar a pele, assim como os gregos, que usavam as aplicações de argila para limpeza da cútis. O tempo passou e a argila continua fazendo parte dos tratamentos de beleza. Nesta edição do ProBeleza, a programação conta com o curso “Argilas, a força da terra e os tratamentos cosméticos”, ministrado pela tecnóloga em Estética e Cosmetologia pela Universidade Luterana do Brasil, Luciane Bittencourt. No dia 21 de outubro, segunda-feira, das 14h às 16h, Luciane, que também é pós-graduada em Cosmetologia Clínica e Ciências da pele, vai apresentar as propriedades das argilas em pó: branca,  preta,  rosa, verde e dourada e falar da linha da marca D´Água Natural cosméticos de argiloterapia: shower gel esfoliante e creme esfoliante com cristais de quartzo e argilas, sérum termo ativo com argilas, creme de massagem de café verde e argilas.

A especialista explica que cada argila possui vários benefícios. Aplicadas no corpo, na face e no couro cabeludo, a argila contribui para o controle da oleosidade no rosto e no cabelo, além da redução de edemas nos tratamentos corporais.  “Argila branca possui ação clareadora, cicatrizante, descongestionante, rica em alumínio, promove efeito tensor leve e pode ser utilizada em todos os tipos de pele, principalmente nas delicadas e desidratadas”, comenta a esteticista. Segundo ela, a argila preta tem ação rejuvenescedora, detox, anti-inflamatória; a rosa atua com ação tonificante, cicatrizante, calmante e a verde possui ação detox, estimulante, adstringente.

 Rica em silício, titânio e potássio – minerais importantes na formação de colágeno -, a argila dourada é indicada para promover o embelezamento da pele, por ter ação detox, hidratante e rejuvenescedora. Também conhecida como amarela, a argila dourada provoca maior luminosidade na pele e tem uma boa capacidade de absorção e adsorção de impurezas, removendo os poluentes da pele e dos cabelos, retirando o excesso de oleosidade e mantendo a hidratação. “Devido a sua capacidade de neutralizar as cargas positivas das impurezas, a argila dourada promove o equilíbrio hídrico, lipídico e elétrico da pele e do cabelo. Pele luminosa e saudável. Natural e biodegradável”, pontuou Luciane.

Ela explica que a busca dos profissionais por produtos naturais fortaleceu o uso das argilas e hoje com a prática e alguns estudos abriu-se um leque de tratamentos utilizando as argilas para potencializar os resultados. “É importante a profissional conhecer as propriedades e benefícios de cada uma delas, para direcionar o melhor tratamento para a sua cliente. Com certeza, as esteticistas e suas clientes ficarão encantadas com os resultados”, acrescenta. Luciane conta que seu primeiro contato com as argilas ocorreu na época da faculdade e, em seguida, ao começar a trabalhar na empresa D’agua Natural, o interesse aumentou, levando-a a estudar mais os seus benefícios. Segundo ela, ao participar de um workshop, onde visualizou o quanto elas agregam ao tratamento, a paixão se intensificou.

Entre os assuntos do curso, a estudiosa vai esclarecer sobre a combinação das argilas com outros ativos, como o café verde: “O café verde é o mesmo grão de café que todo mundo já conhece, mas antes da maturação e da torra, quando ele está, literalmente, verde. Assim, extraindo seu líquido interno, é obtido o óleo de café verde”. Ela acrescenta que esse tipo de óleo é um bioativo e antioxidante natural, possui ácidos graxos insaturados que ajudam a promover a hidratação e a proteção da pele, auxiliando a reposição do manto natural de água e lipídios que compõe a barreira cutânea. Além disso, o óleo de café verde estimula a produção de colágeno, ajudando a prevenir o envelhecimento, melhorando a firmeza da pele e auxiliando no tratamento da celulite.

O curso de argilas integra as opções de capacitação no segmento da estética. A realizadora do ProBeleza, Cilbene Falcão, comenta que o evento, a partir de 2015, passou a incluir as novidades no segmento da estética, atendendo aos pedidos dos participantes, ávidos por conhecimento e por ampliar sua atuação. “O ProBeleza oferece a possibilidade dos profissionais de Mato Grosso buscar novidades, tendências e participar de cursos presenciais com nomes de referência nas áreas em que atuam, tendo possibilidade de tirar suas dúvidas, acompanhando de perto a técnica apresentada. Certamente a experiência vai provocar um salto na carreira dos participantes”, finaliza Cilbene.

Serviço:

Evento ProBeleza

Data: 20 a 22 de outubro de 2019

Horário: das 9h30 às 19h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Cuiabá/MT

Infs: www.probelezacuiaba.com.br